Exercitando os princípios e práticas do Método Kanban — “fazendo Pizza”

Guilherme Gomes
4 min readJun 5, 2021

Recentemente comecei a trabalhar junto a um novo time e fui em busca de uma atividade com o intuito de exercitarmos e refletirmos sobre os princípios e práticas do método Kanban.

Mais do que apenas conversarmos sobre os valores e discutirmos os pontos, ou ainda apresentar um PowerPoint e ficar falando e falando, pudemos fazer isso “colocando a mão na massa”, fazendo “Pizza”, através do Kanban Pizza Game pelo Miro. Deixo aqui os

Kanban Pizza Game

Getting Started

O jogo acontece em um board do Miro.

O template: https://miro.com/miroverse/kanban-pizza-game

Formato

São 3 iterações onde o time precisa fazer pizzas de acordo com uma especificação inicial, massa, molho, queijo, presunto e abacaxi. No final de cada rodada há uma sessão de retrospectiva e é realizada a somatório dos pontos, onde há penalidade para cada ingrediente desperdiçado ou defeitos encontrados (pizzas diferentes do esperado).

O formato dos rounds foi:

  • 7 minutos para trabalharem as pizzas
  • 3 minutos de retrospectiva
Aqui está um exemplo do Kanban Pizza Game, mais abaixo eu mostro a bagunça que ficou nossa “cozinha”

Round 1 — Kanban Principles

No primeiro round, o time deve se auto-organizar, definir como irão trabalhar, estimar quantas pizzas acreditam realizar no tempo da rodada e escolher uma pessoa para cuidar do forno. Cada fornada tem um limite máximo de 3 pizzas e deve esperar 30 segundos para finalizar. (Temos um gargalo aqui 👀).

Sendo a primeira sprint e sem limite de WIP nesse round, um alto desperdício é esperado tendo em vista que há um descompasso entre a produção (estavam todos focados apenas na produççõ das pizzas! 🍕) e o gargalo do forno. O interessante, foi notar que faltando apenas alguns minutos para o fim da rodada foi que o time se deu conta desse descompasso e de que havia muitas pizzas inacabadas enquanto o forno trabalhava em sua capacidade máxima de 3 pizzas por vez.

Primeiro Round com o time trabalhando nas pizzas
Aqui temos a nossa cozinha bagunçada, com pizzas inacabadas pra todo lado 😂
A pontuação do 1º round… 37 ingredientes desperdiçados

Round 1 — Retrospectiva

Na retrospectiva, notaram o desperdício e que produziram mais do que haviam estimado inicialmente.

. estimativa: 4 pizzas

. realizadas: 6 pizzas

Já tínhamos alguns princípios levantados pelo time na retrospectiva:

  • Acordo em buscar a melhoria através da mudança evolucionária
  • Encorajar atos de liderança em todos os níveis
  • Ciclos de feedback através da retrospectiva

Fomos direto pro round 3 devido ao tempo disponível na agenda de todos.

Round 2 (o 3º do template) — Kanban Practices

Pulamos o 2º templete por conta do tempo que tínhamos.

Aqui basicamente seguimos as mesmas regras do Round 1, mas temos um cenário mais complexo com pizzas havaianas como do Round 1 e Pepperoni. Backlog ordenado, fluxo de trabalho visível e um limite de WIP a ser definido pelo time.

O quadro original do round 3

Agora com algumas práticas gerais do Kanban:

  • Visualização do trabalho e do fluxo
  • Limite do WIP
  • Políticas explícitas
Note a diferença no número de pizzas prontas, e a redução do desperdício
5 ingredientes desperdiçados, contra 37 do 1º round

Conclusões

Os princípios e práticas do Kanban são intuitivas, não houve necessidade de “ensinar” o time, houve a facilitação, mas o time por si próprio chegou às conclusões e se auto-organizou para melhoria do fluxo de trabalho. O jogo, as pontuações e os gargalos são propositais para facilitarem as reflexões mas é interessante como os princípios e práticas surgem naturalmente na comunicação e retrospectiva feita pelo time.

Esse jogo torna visível, como o método Kanba facilita o ambiente para que os times foquem no fluxo, na cadência do trabalho, reduzam desperdícios, tomem a liderança e sugiram melhorias evolucionárias.

--

--